sábado, 29 de setembro de 2012


A Dignidade da Mulher nas Epístolas Paulinas

Banco de Imagem - dignificado, dignidade, 
admiração. fotosearch 
- busca de fotos, 
imagens e clipart
(1) Paulo menciona favoravelmente as seguintes, a muitas das quais ele envia saudações: Febe, Priscila, Maria, Trifena e Trifosa, Pérside, Júlia, a irmã de Nereu, Apia, Loide e Eunice (ver Rm 16; Fp 4; 2Tm 1; Fm).
(2) Ele emprega mulheres no serviço do evangelho (Rm 16.1-3; Fp 4.3); especificamente, as viúvas idosas (1Tm 5.9, 10), assistentes de diáconos (1Tm 3.11), mulheres que são capazes de fornecer sustento a outras (1Tm 5.16). Cf. o que o livro de Atos diz com referência a Lídia (16.14, 40), Dorcas (9.36), Maria, mãe de João (12.2) e as filhas de Felipe (21.8, 9). Que diferença entre a condição da mulher na igreja primitiva, de um lado, e na seita de Qumran, registrada nos rolos do Mar Morto, do outro! Na igreja, as mulheres mantêm um lugar de honra. Na seita de Qumran, a mulher quase não tem lugar. Ver Millar Burrows, op. cit., pp. 233, 244 e 333.
(3) Ele enfatiza que em Cristo não há homem nem mulher (Gl 3.28). Em relação a ele há perfeita igualdade.
(4) Ele recomenda o casamento até mesmo para as viúvas, e enalte­ce as alegrias da vida conjugai e maternal da mulher cristã (1Co 7.39; lTm 5.14; em seguida lTm 2.15; 4.3). Não obstante, há circunstâncias nas quais é melhor "não casar-se" (1Co 7.26, 27).
(5) Quem afirmar que Paulo tem as mulheres em baixa estima deve ler as seguintes passagens. Se forem interpretadas de forma honrosa, o leitor terá de reconhecer que de muitas formas nenhum homem é capaz de outorgar à mulher toda a honra que, segundo o ensino de Paulo, se deve outorgar-lhes:
"Pois o marido descrente é santificado por meio da esposa, e a esposa descrente é santificada por meio do marido"(1Co 7.14).
"A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o mari­do; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher" (1Co 7.4).
"...a mulher é a glória do homem" (1Co 11.7).
"No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher" (1Co 11.11).
"Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela, para santificá-la... Da mesma forma, os maridos devem amar suas esposas como a seus próprios corpos. Quem ama sua esposa, a si mesmo se ama... Portanto, cada um de vo­cês também ame sua esposa como a si mesmo, e a esposa trate o mari­do com todo respeito" (Ef 5.25-33).
A atitude prática de Paulo para com as mulheres que trabalham para o reino é expressa nesta ordem concisa e bela:
"AJUDE ESSAS MULHERES" (Fp 4.3).
  Fonte: William Hendriksen - As Pastorais

Nenhum comentário:

Postar um comentário