sábado, 29 de setembro de 2012


O PREÇO PAGO PELO ENTENDIMENTO E A SABEDORIA



Eclesiastes: 1. 16 – 18

Pensei comigo mesmo: Eu me tornei famoso e ultrapassei em sabedoria todos os que governaram Jerusalém antes de mim; de fato adquiri muita sabedoria e conhecimento. Assim eu me esforcei para compreender a sabedoria, bem como a loucura e a insensatez, mas aprendi que isso também é correr atrás do vento.Pois quanto maior a sabedoria maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto.
Salomão chegou  à conclusão que se tornou muito mais sábio que todos aqueles que governaram Jerusalém. Teve a perfeita convicção do que seria a sabedoria e o conhecimento e fez uma comparação com a tolice e a falta de juízo, mas terminou por entender que isso não passava de ilusão, já que acabou  aprendendo que quanto mais sábio se torna o homem  mais aborrecimentos ele tem e mais sofre.

O que Salomão disse nesses versículos pode nos assustar um pouco, na medida em que pode ficar parecendo que não seria nada bom adquirirmos sabedoria e conhecimento, pois acabaríamos por nos aborrecer e sofrer mais por conta disso.
Entretanto, infelizmente, isso é a pura verdade, já que à proporção que vamos angariando conhecimento e sabedoria, vamos compreendendo algumas coisas que não conseguíamos ver anteriormente, pois estávamos na ignorância, e à proporção que o entendimento vai-nos mostrando as imperfeições, os absurdos, como esse mundo é mal, como a desigualdade é latente, como existem pessoas discriminadas e sem nenhuma perspectiva, como o amor pregado por Cristo está longe de ser alcançado,  passamos a entender e vivenciar as coisas ruins que antes passavam despercebidas.

Sendo assim, precisamos fazer a grande pergunta: “Então é melhor viver na ignorância”? “Não devemos buscar o entendimento e a sabedoria”? É claro que não. Devemos sim buscar cada vez mais nos aprimorar e buscar mais entendimento e sabedoria, porém é preciso que entendamos algumas coisas de suma importância.
A primeira é que de nada adianta procurarmos entender a vida e continuar como assistente das coisas ruins que passamos a compreender. Precisamos, dentro de nossas possibilidades, fazer algo para modificar as coisas, dar a nossa melhor contribuição em ajudar o nosso próximo e, às vezes, não é preciso muito, pequenos gestos de amizade, aceitação, respeito, educação, conselho, uma palavra amiga ou de consolo são suficientes para mudar uma situação ou um quadro, mas para isso precisamos estar dispostos.

E a segunda é que precisamos entender que Deus é o Senhor de todas as coisas e muitas das nossas perguntas ficarão sem respostas, isto é, nunca conseguiremos discernir tudo aquilo que acontece, pois está dentro da soberania de Deus e foge por completo ao entendimento do homem, até porque somente Ele sabe o que está por vir e, por conta disso, determinada situação que olhamos sob alguma perspectiva pode terminar de maneira totalmente diferente, ou seja, as coisas que podem nos levar a uma determinada conclusão e nos fazer sofrer podem ser uma preparação para um final completamente diferente e feliz.

Sendo assim, a grande verdade é que sempre pagaremos o mesmo preço pago por Salomão ao adquirir entendimento e sabedoria, entretanto, precisamos ter em mente que somos seres humanos limitados e que, apesar da nossa inteligência, todo o nosso conhecimento jamais será suficiente para entender onde Deus pretende chegar com os Seus planos, o que nos leva a uma conclusão óbvia de que precisamos descansar em Deus e não ficar sofrendo por aquilo que a nossa pequena sabedoria está indicando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário