sexta-feira, 28 de setembro de 2012


TESTE FINAL (2) - Charles Swindoll

Leia Gênesis 44:17-34
Essa era a segunda parte da prova final de José. A primeira foi o teste vertical. Seus irmãos chegaram a ponto de observar a mão de Deus em sua vida diária? Sim. Eles haviam demonstrado isto em sua atitude. A seguir veio o teste hori­zontal. A quem eles escolheriam, a si mesmos ou a Benjamim? O coração deles havia mudado de alguma forma no correr do tempo?
José disse então: "Longe de mim castigar todos vocês pelo crime de um só homem. A taça foi encontrada com seu irmão mais novo; ele é que receberá o castigo. Vocês podem voltar em paz para a casa de seu pai".
Depois desse pronunciamento são ditas estas palavras surpreendentes:
Por isso agora te peço, por favor, deixa o teu servo ficar como escravo do meu senhor no lugar do jovem e permite que ele volte com os seus irmãos. Como poderei eu voltar ameu pai sem levar o jovem comigo? Não! Não posso ver o mal que sobreviria a meu pai. Gênesis 44:33-34
Sabe quem diz isso? Judá de novo. Essas palavras "insuperáveis" eram do mesmo homem que, vinte anos antes, propusera sem remorso: "Ali vem José, o sonhador. Vamos matá-lo e dizer que um animal feroz o devorou". Logo depois dessa proposta insensível, ele racionalizou: "O que ganharemos se matarmos nosso irmão e ocultarmos o seu sangue? Em vez disso, vamos vendê-lo aos mer­cadores de escravos!".
Todavia, ali estava ele agora, suplicando a favor do irmão mais novo. Além disso, suplica pelo pai envelhecido.
Alguns anos antes Judá não se importaria nada com os sentimentos do pai, já que este sempre mostrara favoritismo pelos filhos de Raquel. Aliás, a violência e a crueldade que Judá e os irmãos perpetraram contra José fora um ato indireto de crueldade contra o pai.
Agora, esse mesmo homem demonstra uma atitude sacrificial: "Aceite a mim como seu escravo e mande Benjamim de volta. Não posso suportar a tristeza que meu pai sentiria". Não, não é o mesmo homem. Judá mudou.
Não havia nenhuma dúvida a respeito. Todos os seus irmãos estavam se tor­nando homens transformados, e José reconheceu isso. O arrependimento fizera o seu trabalho.

Fonte: Charles Swindoll 

Nenhum comentário:

Postar um comentário