terça-feira, 25 de setembro de 2012



I.                Primeiramente, consideremos a presente condição destemundo.

O apóstolo Paulo o chama de “noite. “Vai alta a noite.

Não tenho dúvidas de que estas palavras soam estranhas aalgumas pessoas. Eles se surpreendem que o ano de 1854 sejachamado de “noite. Eles estão vivendo em dias de aprendizado,ciência, civilização, comércio, liberdade e conhecimento, estradasde ferro, fábricas, gás, eletricidade, máquinas a vapor, educaçãopara todos, e livros a preços acessíveis. Eu sei disso tudo, e sougrato por isso. Não obstante, eu digo que nas coisas de Deus estemundo está em um estado de “noite.

Creio que Deus olha para este nosso mundo girando ao redor dosol, e conforme ele olha, ele pronuncia “densas trevas.

Creio que os anjos voam para  e para  e reportam de tudo oque vêem em nosso mundo, e seu relatório constante é “densastrevas.

E eu estou certo de que os crentes no Senhor Jesus em cada lugarsão unânimes neste assunto. Eles clamam e suspiram pelasabominações que vêem ao seu redor. Para eles, o mundo aparentaestar sob “densas trevas.

Não está escuro nas terras pagãs? Dois terços deste mundo estãoem rebelião aberta contra Deus e Seu Cristo. Dois de cada trêshabitantes deste mundo não têm Bíblia, nem Evangelho, nemconhecimento, nem  ou esperança. Eles são cruéis, enganadores,imorais, impuros, mundanos, sensuais, diabólicos, idólatras,supersticiosos. Certamente isso é noite.

Não está escuro em muitos países que professam ser Cristãos?Dois terços dos crentes professos na terra estão desalinhados dafé. Sua religião não é simplesmente bíblica. Adicionaram muitascoisas que não podem ser encontradas nas Escrituras. Deixarammuitas coisas que a Bíblia ordenou claramente. Existem milhõesque honram a Virgem e os santos ao invés de Cristo. Existemmilhões de pessoas batizadas que nada sabem da Bíblia, e nãotem a menor ideia da salvação contida no Evangelho. Certamenteisso é noite.

Não está escuro em nosso próprio país no presente dia? Quantopecado existe na Bretanha Protestante e quão pouco de Deus!Quanta infidelidade declarada, ignorância pagã, bebedeiras,violação do Domingo, blasfêmias, fraudes, mentira, falta decompromisso estão semanalmente clamando contra nós diante doSenhor dos Exércitos! Quantas pessoas na Grã-Bretanha nãofrequentam sequer um local de adoração! Quantos vão à Igreja ouCapela meramente por formalidade! Quão poucos levam a sério asalvação de suas almas! Quão poucos têm qualquer evidência deuma  salvadora em Cristo, e uma obra real do Espírito em seuscorações! Certamente, mesmo entre nós, é noite!

Não existem tantas trevas sob os olhos de cada crente verdadeiro? para a mais piedosa, calma e ordenada paróquia em nossopaís neste momento. Pergunte a qualquer filho de Deus beminformado que ali reside, quantos cristãos verdadeiros ela contéme qual a proporção de convertidos e não convertidos. Marque bema resposta que ele lhe dará. Eu duvido se você encontrará umaparóquia na Grã-Bretanha onde um terço das pessoas sãoconvertidas. E se tal for a situação das paróquias que são com aárvore frondosa, qual será a situação das que são como árvoressecas? Certamente isso é noite!

Leitor, é de nenhum proveito negar estas coisas. Humilhante quepossa ser à orgulhosa natureza humana, a palavra do apóstolo éestritamente verdadeira - o tempo presente é noite. O incrédulopode não perceber. O homem desprovido da graça pode nãocompreender. Os olhos cegos não enxergam diferença entre ameia-noite e o meio-dia. Os ouvidos surdos não diferenciamdissonância de música suave. O membro mortificado não sentenem frio nem calor. Mas eu creio que os filhos de Deusentenderão. O povo do Senhor Jesus Cristo sabe por experiênciaque a hora presente é noite.

Estamos em um tempo frio para os crentes. Eles de deparamcom muitas coisas que esfriam e desanimam seu zelo, e poucacoisa que alegre e aqueça seus corações. Eles tem de lidar comcruzes e frustrações. Eles veem a iniquidade abundar, e seupróprio amor prestes a esfriar. E por quê? Porque  é noite.

Estamos em um tempo solitário para os crentes. Eles encontrampouca companhia no caminho até o céu. Aqui e acolá elesesbarram em alguém que ama o Senhor Jesus e vive pela fé.Encontramos uns poucos filhos de Deus numa cidade, e outrospoucos, em outra. Mas, em geral, os filhos do mundo parecem sercom o exército Sírio, que tomaram o país, e os filhos de Deus sãocomo ovelhas dispersas em um deserto. E por quê? Porque  énoite.

Estamos em um tempo perigoso para os crentes. Geralmente eleserram, e dificilmente discernem sua rota. Geralmentepermanecem na dúvida, e não sabem que caminho seguir.Algumas vezes eles não enxergam as placas e perdem a luz deseus faróis. Na melhor das hipóteses, eles viajam em contínuomedo dos inimigos. E por quê? Porque  é noite.

Leitor, eu lhe peço que pondere estas coisas. Se o tempo presentefor realmente noite, você não se perguntará se nós ministrosalertamos os Cristãos para vigiar e orar. Você não terá porestranho se nós lhe dissermos para viver como soldados num paísinimigo, e para estar sempre em guarda.

Leitor, sente-se e pergunte-se se você pensa estar este mundo emdia ou em noite. O tempo presente é um tempo de conflitos ou umtempo de facilidades? Você sente que suas melhores coisas  estãoaqui nesta vida, ou que ainda estão por vir? Te ofereço estesquestionamentos como um teste de seu estado espiritual. Eis queos ponho diante de ti como um indicador, uma medida dacondição de tua alma. Eu digo a você claramente, se você nuncaachou este mundo um deserto e lugar de trevas, este é um malsinal de seu estado na visão de Deus. O verdadeiro crente acharáas palavras de seu Senhor crucificado serem estritamenteverdadeiras, “no mundo tereis aflições.” (João 16:33). Overdadeiro crente, como seu Senhor e Mestre, será feito perfeitoatravés dos sofrimentos. O verdadeiro crente lamentará sobre omundo que vive como um mundo em rebelião contra o rei dejustiça. O pecado o afligirá. Iniquidade o fará cheio de dores.Como  em Sodoma, sua alma justa será de contínuo aborrecidacom muito do que ele  e ouve. Ele ansiará pelo tempo quando odia virá e as sombras passarão. Mas, por enquanto, ele saberá queé noite.

Leitor, este é seu dia ou noite?

II.            Consideremos, em segundo lugar, a condição do mundo queestá por vir.

O apóstolo Paulo o chama de “dia. “e vem chegando o dia.” Otempo de que estamos falando é aquele que todo cristãoverdadeiro deve esperar ansiosamente, é o tempo em que oSenhor Jesus Cristo virá novamente. O presente estado das coisasna Igreja de Cristo passará por uma grande mudança - umamudança tão grande que será rápida como o amanhecer.

O mundo em que vivemos não continuará como está agora. Astrevas do pecado, ignorância, e superstição não cobrirão a terraeternamente. O sol da justiça um dia nascerá com cura em suasasas. O Senhor Jesus virá novamente com poder e grande glória.Ele voltará em clara manhã, e então será “dia.

 um tempo por vir quando o diabo será amarrado, e não maisreinará neste mundo. O pecado e todas as suas consequênciasserão expulsas. A criação que geme descansará em fim. Operverso será calado para sempre em seu próprio lugar. Os santosdo Altíssimo possuirão em fim o reino. Haverá um novo céu euma nova terra, onde habitará justiça. Certamente será dia.

 um tempo por vir quando os crentes se alegrarão e terãojúbilo, e a tristeza e o gemido fugirão para longe. Cada lágrimaserá enxugada, cada cruz deixada de lado, cada ansiedaderemovida, cada taça amarga retirada. Perseguição, tentação,enfermidade, lamentos, separação e morte encontrarão seu fim.Certamente isso será o amanhecer. Será “o dia.”  um tempopor vir quando toda a família de Cristo será reunida. Eles selevantarão de seus leitos e serão postos num corpo glorioso. Elesacordarão de seu longo sono refrescados, fortalecidos, e muitomais belos do que antes. Eles deixarão para trás em seus túmuloscada imperfeição, e se acharão sem mácula e mancha, para nãomais partirem. Certamente aquela será uma manhã cheia dealegria. Será “dia.

 um tempo por vir quando os crentes não mais verão por como um espelho, mas sim face a face. Verão como são vistos, econhecerão como são conhecidos. Cessarão de disputar e debatersobre assuntos superficiais, e pensarão em nada a não ser aseternas realidades. Eles contemplarão seu Senhor e Salvadorcrucificado com seus próprios olhos e não mais o seguirão pela fé.Eles verão um ao outro livre de toda corrupção, e não haverámotivos que os conduza ao desentendimento. Certamente serádia.

Vejo aqui um grande conforto para todo crente em Cristo que estas páginas.  um dia diante de você, um dia glorioso. Você àsvezes sente como se andasse em trevas e não tivesse luz alguma.Frequentemente você tem uma dura batalha a lutar contra omundo, a carne e o diabo. Você às vezes acha que jamaisencontrará o caminho de casa e desfalecerá pelo caminho. Suacarne e seu coração estão prontos a falhar. Você é fortementetentado a desistir e ceder ao desespero? Mas conforte-se nospensamentos das coisas no porvir.  um bom tempo diante devocê. Seu dia está raiando.

Vejo aqui uma grande razão por que muitos cristãos professosdevem tremer e temer. Existem muitos, eu temo, a quem o tempoporvir será qualquer coisa, menos dia.  muitos cuja felicidadeestá evidentemente focada nas coisas deste mundo, cujo tesouroestá na terra, cujo tempo mais brilhante é agora, e cujasesperanças mais esplendorosas não estão na outra vida. Quantomais eles olham adiante, mais negras as coisas aparentam ser. Avelhice aparenta ser sombria, - as doenças mais ainda, - morte ejulgamento aparentam ainda mais sombrios que as coisascitadas.

Amado leitor, se este for seu caso, eu te alerto plenamente quedeve haver uma mudança. Seus pontos de vista, seus gostos, suasinclinações, suas afeições, todas essas coisas, devem ser renovadase transformadas. Você deve aprender a ver o mundo que agora é eo que está por vir de uma perspectiva diferente.  e sente-se aospés de Jesus, e peça a Ele para lhe ensinar esta lição. Peça que oentendimento do Espírito unte seus olhos e que você possa ver.Peça que o véu seja tirado, e você possa contemplar todas ascoisas em suas verdadeiras cores.

Sei que Satanás trabalha duro para prevenir que os homens pensem em um mundo melhor do que aquele no qual agora vivemos. Ele se esforça a fim de afastar seus olhos do dia que está por vir. Ele persuadiria de bom  grado que é impossível cumprir seu dever nesta vida ao passo que fixamos nossas atenções nas coisas do alto. Ele sussurra às pessoas que nós, ministros, queremos que eles se tornem sombrios eremitas e misantropos fanáticos, e que, se eles nos derem ouvidos, se tornarão despreparados para cada aspecto da vida. Contra todas as sugestões de Satanás, eu alerto que cada leitor esteja vigilante.

Eu desejo que ninguém negligencie os deveres de sua estação, ou abandone o posto ao qual foi designado por Deus. Eu não encorajo ninguém à melancolia e desinteresse pela igreja, como se não houvesse nada a que devamos ser gratos neste mundo. Não louvo ninguém que recuse suas afeições àqueles por quem está unido pelo amor, amizade ou relacionamento. Somente peço que o crente no Novo Testamento viva pelo padrão do Novo Testamento, - que ele olhe para a vinda do dia de Deus, e espere pelo Filho de Deus dos céus, e ame Sua vinda.

Leitor, eu abomino toda extravagância e fanatismo quando o assunto são as coisas do porvir. Não tenho opinião sobre qualquer religião que faça um homem negligenciar seus negócios, ou deixar de amar a esposa, filhos, relacionamentos e amigos. Somente peço que tenhamos uma visão escriturística das coisas como realmente elas são, e como ainda serão. Peço que vejamos nossos males presentes e lamentemos por eles, que vejamos nosso futuro e ansiemos por ele. Confessemos honestamente que o pecado nos rodeia, e ansiemos por sermos livres de sua presença. Confessemos honestamente que a santidade um dia cobrirá a terra, e ansiemos por esse dia. Nunca nos envergonhemos em assumir que o tempo presente é “noite”, e que desejamos que se torne “dia”.

Diga-me, pode um homem realmente odiar o pecado e não desejar vê-lo varrido deste mundo? Pode um homem amar a santidade e não ansiar pelo dia em que todos conhecerão o Senhor? Pode um homem estar verdadeiramente unido com Cristo pela fé e não desejar vê-lo ou estar com ele? Pode um homem ser um santo e não ter sede da companhia de homens justos aperfeiçoados? Pode um homem sinceramente orar todos os dias “que venha o Teu reino” e ainda estar contente que o mundo continue sem nenhuma mudança? Ah, não! Não! Isso é impossível. Os verdadeiros filhos de Deus desejarão estar em casa. Eles esperarão pelo dia.

Leitor, se você pensa ser salvo, deve aprender a ver o tempo presente como “noite”, e o tempo porvir como “dia”. Você deve aprender a considerar o outro lado do Jordão como o lar de sua alma, e este lado como uma terra deserta. O tempo presente deve ser seu deserto, seu campo de batalha, seu lugar de provações, - o porvir deve ser sua Canaã, seu descanso, a casa de teu Pai, - ou é melhor você nunca ter nascido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário