sexta-feira, 28 de setembro de 2012


ACIMA DO BEM E DO MAL


Salmos 51. 10 -12

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.
A relação equivocada de Davi com Bate-Seba durou pouco, porém as conseqüências daquele erro foram muitas e duradouras. Até o encontro com Natã Davi estava tentando esconder o seu pecado, entretanto, quando confrontado, caiu em si, e disse a frase que salvou a sua vida:        

“ Pequei contra o Senhor”. Neste momento ele confessa o seu erro, demonstra todo o seu arrependimento e começa a ter a paz espiritual que está ao alcance de todo o pecador.
Não existe nenhuma dúvida que Davi era um homem que temia a Deus, porém durante aquele período que fez todas aquelas atrocidades, ele estava muito longe do Senhor. Deixou-se levar pela tentação e, como um abismo atrai outro abismo, foi incorrendo em um erro após outro, agindo no oculto, achando que podia esconder as suas atitudes de Deus, como muitos de nós por vezes também acreditamos, até que o Senhor  o procurou, através do profeta, e Davi pode sentir o peso da responsabilidade e a gravidade dos seus atos.

Neste ponto, sem querer justificar essas atitudes, precisamos traçar o  contexto histórico daquele momento, para podermos entender algumas coisas.
Na cultura do Oriente antigo os reis eram pessoas que detinham um poder absoluto, podemos afirmar que  detinham a possibilidade de ter tudo aquilo que quisessem. Podiam ter quantas mulheres achassem por bem, já que a  cultura desta época via isto como uma coisa normal, ou seja, não existiam limites para estas pessoas, estavam acima do bem e do mal.

Davi, com certeza, também foi influenciado por este ambiente. Ele era o rei, o todo-poderoso, aquele que faz aquilo que lhe aprouver, que não tem limites, e, neste ambiente, se aproveitou para tomar a mulher de outro.
É lógico que isto não justifica a sua atitude, nem o exime de suas responsabilidades morais, mas nos mostra o momento histórico em que o fato se deu.
Em outro artigo, também a respeito deste episódio, dissemos que Davi estava no lugar e na hora errada, já que deveria estar na frente da batalha com os seus guerreiros e não dormindo durante a tarde, porém, também, isto não justifica tamanha atrocidade.

Onde estamos querendo chegar? Se olharmos bem para o que está escrito, diversas situações conspiraram a favor daqueles acontecimentos, ou seja, Davi não deveria estar ali, mais sim à frente de seus guerreiros; Bate-Seba deveria ter tido um comportamento mais adequado, principalmente por ser casada,  e não ficar tomando banho, sem roupa, num lugar onde pudesse ser vista; Davi sabia, tendo em vista o fato de ser rei, que poderia tomar aquela mulher no momento que melhor lhe conviesse. Porém, nada disso  eximia Davi de suas responsabilidades morais.

E assim é conosco. Existem pessoas que, num determinado momento de suas vidas, por conta dos acontecimentos, passam a exercer cargos ou funções de liderança, em qualquer lugar que seja, até na igreja,  aí, são “mordidas pela mosca azul”  e começam a achar que podem maltratar os outros, tornam-se arrogantes, orgulhosas, pensam que são melhores que as outras pessoas, mudam o seu comportamento, entendendo que, pelo fato de estarem exercendo esta ou aquela função, podem tomar algumas atitudes que não tomavam antes. No fundo, como Davi,  acham que estão acima do bem e do mal.

A notícia ruim, para quem age assim, é que somos reféns de nossas escolhas e responderemos por cada uma de nossas atitudes. O exemplo de Davi nos mostra que Deus está vendo tudo o que fazemos, apesar de esquecermos constantemente disso,  de certo e de errado, e que Ele é rápido para intervir. Davi achou que ia passar incólume por aquela situação, ele era o rei, detinha o poder, tramou tudo às escondidas, porém quando deu por si estava com o profeta à sua frente cobrando as responsabilidades por seus atos. E assim será com cada um de nós. Seremos colocados na balança, pesados e cobrados por cada uma de nossas atitudes e, aí, temos dois caminhos, o primeiro é ficarmos tentando nos justificar, muitas vezes transferindo as responsabilidades para o outro, ou o segundo, arrepender-nos com sinceridade.

O que precisamos entender é  que quando não reconhecemos os nossos erros, estamos, em última análise, rejeitando a disciplina de Deus e, neste caso, poderemos ter um destino muito ruim, a Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que agiram assim, por isto o nosso único caminho é demonstrarmos uma atitude de arrependimento, confissão de nossos erros, quebrantamento frente ao Senhor e mudança de comportamento, somente assim, conseguiremos ser restaurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário