sexta-feira, 28 de setembro de 2012


ESCATOLOGIA - VISÃO GERAL


A. Definição de Termos
Antes de tratar de aspectos específicos dos eventos dos últimos dias, seria bom olhar a seqüência global como um todo. Por sua vez, antes desta visão geral, faz-se mister definir alguns termos básicos.

1.      O arrebatamento da igreja é a assunção dos redimidos deste mundo, por Cristo, imediatamente antes do começo do período de tribulação.
2.      O tribunal de Cristo é o lugar onde Cristo julgará os cristãos, imediatamente após o arrebatamento, com base na sua conduta como crentes, com o resultado que alguns receberão galardões e outros sentirão a perda de prêmios por omissão.
3.      As “bodas do Cordeiro” é um termo usado no livro de Apocalipse (19:7-10) para descrever o evento que ocorrerá entre o arrebatamento e a revelação de Cristo em poder, quando a igreja será unida eternamente com Cristo como a Sua noiva.
4.      A grande tribulação é o período de sete anos, começando após o arrebatamento, quando o mundo entra em juízo por causa dos seus pecados passados. Nesta época a nação de Israel restaurada passa pelo fogo de sofrimento para levar os judeus a uma atitude receptiva para com Cristo como seu Messias-Salvador.  
Devido a última metade deste período ser mais severa no grau de sofrimento experimentado, o termo é mais usado para se referir somente aos últimos três anos e meio do total de sete.
5.      A revelação de Cristo é um termo usado para designar a volta de Cristo à terra no fim da grande tribulação. Trata-se do retorno de Cristo com os santos da igreja, os arrebatados anteriormente, para resgatar Israel que está sendo oprimido pelo Anticristo.

6.      A batalha de Armagedom, designação tirada de Apocalipse 16:16, nomeia a batalha em Israel que traz ao clímax a grande tribulação à medida que o Anticristo vence os judeus para tomar a pátria deles para si. Uma parte da luta, provavelmente o começo, acontece no cenário histórico do Megido, ao norte de Jerusalém, mas passagens descritivas mostram que findará em Jerusalém.
7.      O juízo dos gentios é a ocasião de julgamento imediatamente após a vitória de Cristo ao resgatar Israel do Anticristo, quando uma decisão será tomada sobre quais os gentios que terão ou não entrada no milênio. O critério de julgamento será a justiça pessoal como crentes em Cristo, evidenciada pela atitude individual demonstrada durante a grande tribulação para com os "irmãos" de Cristo, os judeus.
8.      O milênio é um período de mil anos, começando logo após o julgamento dos gentios, quando Cristo reinará em justiça perfeita e paz contínua sobre a nação de Israel em particular, e sobre o mundo inteiro em geral, com os santos ressurretos, agora glorificados, na posição de auxiliares neste reinado.
9.      O grande trono branco segue ao milênio, é a ocasião em que os descrentes de todas as épocas receberão sua sentença de castigo eterno, no lago de fogo, pelos seus pecados.
10.    A perspectiva pré-milenista das coisas vindouras crê na existência de um milênio terrestre, literal, como definido, e acredita que o arrebatamento da igreja precede-o.

11.    A perspectiva pós-milenista crê na existência de um milênio literal, resultando da pregação do Evangelho e a salvação de um grande número de pessoas, com a volta de Cristo à terra no fim.
12.    A perspectiva amilenista nega a existência de um milênio literal e vê as promessas milenistas como sendo cumpridas num reinado espiritual; uns defensores dizem que este é o reinado de Cristo sobre Sua igreja aqui na terra, e outros que é o reino de Deus sobre os santos nos céus.
13.    A perspectiva pré-tribulacionista assegura que o arrebatamento da igreja será não somente pré-milenar mas também pré-tribulacional; isto é, ocorrerá antes do começo da grande tribulação, significando que a igreja não passará por este período de grande sofrimento.
14.    A perspectiva pós-tribulacionista concorda com a visão pré-tribulacionista que o arrebatamento será antes do milênio, mas assegura que ocorrerá após a grande tribulação, significando que a igreja estará na terra durante este período de sete anos.
15.    A perspectiva mid-tribulacionista também concorda que o arrebatamento será pré-milenar, porém assegura que ocorrerá na metade da grande tribulação, significando que a igreja não experimentará a última metade deste período quando o sofrimento será mais severo.

Fonte: Leon J. Wood - A Bíblia e os Eventos Futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário