domingo, 30 de setembro de 2012


FOMOS COMPRADOS POR ALTO PREÇO


1 Coríntios 7:21

Foi você chamado sendo escravo? Não se incomode com isso. Mas, se você puder conseguir a liberdade, consiga-a.

Esses versículos estão nos dizendo que se éramos escravos quando fomos chamados por Deus, que não nos preocupemos com isso, mas se pudermos conseguir a liberdade que devemos obtê-la.
O que gostaríamos de focar nesse artigo é o fato de sermos escravos de um mundo cujos valores éticos estão totalmente deteriorados e estabelecer uma conexão com o que Paulo está dizendo, ou seja, que o ideal seria que não nos deixássemos contaminar por essa ausência total de valores morais.

Vivemos um tempo de extrema dificuldade para as pessoas honestas, tanto as cristãs quanto aquelas que não são cristãs. O mundo de hoje é regido pela relatividade e pela ausência total de valores morais e éticos, fazendo com que essas pessoas, de bem, fiquem completamente perdidas e muitas vezes sem saber o que fazer em determinadas ocasiões, pois muitas delas que não deveriam existir já se tornaram tão corriqueiras que muita gente já as passa a considerar normais, quando não deveriam.

E é isso que Paulo está se referindo no versículo 23 e 24 do mesmo capítulo 7, quando diz: “Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens. Irmãos, cada um deve permanecer diante de Deus na condição em que foi chamado”, ou seja,  nós fomos comprados por Jesus Cristo, somos Dele e, por isso, não somos de nós mesmos, nem da sociedade onde estamos inseridos, por isso o nosso compromisso é com Ele e ninguém mais. Sendo assim, não dá para servir a dois senhores, abrindo mão dos
Seus mandamentos para seguir as regras que nos são impostas pelo mundo.

Então devemos nos isolar de tudo? É claro que não e é justamente isso que Paulo diz no versículo tema desse artigo. Se formos chamados trabalhando em determinado lugar, por exemplo, devemos continuar onde estávamos, convivendo da melhor forma com todos aqueles que convivíamos antes, dando o nosso melhor, mantendo as amizades, dando o melhor testemunho, até porque não somos melhores do que ninguém,  porém com o cuidado de não cometer nada antiético ou imoral e precisamos nos preocupar com o que as pessoas estão vendo quando olham para nós, que tipo de imagem estamos passando. Essa é uma responsabilidade da qual não podemos fugir e pela qual seremos cobrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário