sexta-feira, 28 de setembro de 2012


O Dilúvio


Gn 7-9

A Porta da Graça de Deus (Gn 7)
Deus ordenou que Noé entrasse na arca e ainda esperou sete dias com a porta da arca aberta (v 4), para que, aquele que quisesse, entrasse na arca. Deus não tem prazer na morte de ninguém e deseja que todos sejam salvos. Mas, infelizmente, ninguém quis entrar na arca. Hoje a história se repete; apesar da porta da graça estar aberta, a maioria das pessoas preferem viver sua vida ignorando-a e, muitas vezes, se opondo a ela (Jo 5.40).
Foi o próprio Deus quem fechou a porta da arca (v 16). Temos que avisar ao mundo que a porta da graça está prestes a se fechar. Quando ela se fechar ninguém mais poderá abri-la (Is 55.6). A partir do momento que cada um se conscientiza que a salvação é uma porta que a qualquer momento pode se fechar, nosso desejo de evangelizar crescerá, pois todos nós queremos ver nossa família, nossos amigos, nossa nação entrando por esta porta. O problema é que nós mesmos agimos como se tivéssemos todo o tempo do mundo. Sejamos diligentes, pois a porta está se fechando.
Depois que a porta da arca foi fechada, vieram as águas do dilúvio que caíram durante quarenta dias e quarenta noites (v 12). A destruição atingiu o mundo todo (vs 17-24)Ainda hoje arqueólogos encontram fósseis de animais mortos numa catástrofe de proporções mundiais. Isto é um símbolo da grande tribulação, que cairá sobre toda a terra (Ap 3.10).

O Corvo e a Pomba (Gn 8)
Para ver se as águas haviam abaixado, Noé, primeiramente solta um corvo, animal que se alimenta de carne morta. Este vai, mas não traz boas notícias. A aplicação para nós é: Aqueles que constantemente estão com morte na boca (palavras que destroem) sempre são os primeiros a sair, mas nunca trazem boas notícias, pois, de uma mesma fonte não pode jorrar água doce e água amargosa (Tg 3.11).
Depois disto Noé solta uma pomba que a princípio também volta para a arca por não haver achado lugar para pousar. Ela é um símbolo do Espírito Santo, que só pousa aonde acha lugar. Quando achou lugar, a pomba pousou e voltou a Noé com uma folha verde de oliveira no bico. O fato de a folha ser verde nos mostra que o Espírito Santo só nos trás coisas novas.
Depois de um ano sobre as águas, a arca pousa sobre o monte Ararate (v 4). Este monte está situado na divisa da Turquia com o Iraque e possui 5.185 m de altura. Já houve relatos de pessoas que testemunharam ter visto a arca sobre este monte. Mas independente disso sabemos a arca pousou lá.

A Santidade da Imagem de Deus no Homem (Gn 9)
Após sair da arca, Noé é abençoado por Deus (v 1). Deus muda a dieta alimentar do homem. A expressão usada no versículo 3 nos dá a entender que antes disso o homem era vegetariano. A partir daí, Deus dá os animais como mantimento para o homem.
Deus mostra a Noé e sua família a santidade da imagem de Deus no homem e determina que todo o que derramar o sangue do homem, ou seja, matar alguém, pelo homem o seu sangue será derramado (v 6). Isto nos mostra que o sangue do homem derramado criminosamente, contamina a terra. Isto tem sido a causa de maldições que têm atingido tantos lugares: muito sangue derramado criminosamente sobre a terra. O sangue do homem é precioso, pois ele é a imagem e semelhança de Deus. Derramar o sangue de alguém criminosamente era algo tão grave e atraia tanta praga que a lei determinava que se o corpo de alguém fosse encontrado sem que ninguém soubesse quem o matou, os anciãos e os juízes da cidade mais próxima ao local em que o corpo foi achado deveriam oferecer uma novilha como sacrifício para que a culpa do sangue não caísse sobre a cidade - Dt 21.1-9.
Deus estabelece uma aliança com Noé: Ele não mais destruiria o mundo pelas águas do dilúvio (v 11) e o sinal desta aliança é o arco-íris (V 12-17). A partir daí o arco-íris se torna o símbolo da aliança de Deus com os homens (leia Ap 4.3).

O Pecado de Noé (Gn 9.20-29)
Estes versículo nos contam a história do pecado de Noé. Isto nos leva a crer mais ainda na inspiração da Bíblia, pois ela não é como os livros de história que apresentam seus heróis como pessoas sobrenaturais e escondem suas falhas. Ao contrário disto, a Bíblia fala com toda franqueza sobre as falhas de seus heróis, mostrando que eles eram pessoas sujeitas a erros como nós.
Noé embriaga-se e fica nu no meio de sua tenda. Cão viu isto e desonrou ao pai, pois ao invés de cobrir a nudez do pai saiu contando aos irmãos o que estava acontecendo. Muitos são os que, quando ficam sabendo das falhas de alguém (principalmente alguém que exerce autoridade sobre eles), gostam de espalhar comentários sobre esta pessoa ao invés de ajudá-lo. Cuidado! Este é o espírito que estava em Cão.
Noé profere uma maldição contra Canaã filho de Cão (v 25 - 27). Da mesma forma que Cão desonrou ao pai, teria um filho que iria desonrá-lo (Lc 6.38). A maldição cumpriu-se quando Josué subjugou os descendentes de Canaã.

Conclusão
A salvação que Deus providenciou através da arca mostra que Deus sempre está trabalhando em favor do homem. Aliás, ao criar o homem, Deus tinha um plano em mente e, apesar do pecado ter atrasado este plano, ele não o impediu. Deus continua cumprindo o seu propósito que é o de ter um homem para expressá-lo nesta terra. Em Noé vemos a continuidade deste plano que prosseguirá até a consumação dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário