sexta-feira, 28 de setembro de 2012


ABENÇOAR, BÊNÇÃO


O ato de uma pes­soa abençoar outra pode ser considerado sob diversos aspectos:

1. Deus abençoando o homem (Gn 1.28; 12.2; 22.17; 32.29; Êx 20.24; 23.25; Dt 1.11; 15.10; 2 Sm 6.11; Sl 28.9; 45.2; 107.38; Ef 1.3; Hb 6.14). A bênção de Deus, que vem de um Deus sábio, onipotente e onipresente, é sempre eficiente, tanto para suprir as necessidades humanas dessa vida, como da vida no mundo por vir (Mt 6.33; Jo 10.27-30; Mt 25.34; Ap 22.14).

2. O homem levando algo a Deus equiva­lente a uma bênção (Salmos 63.4; 103.1,2; 104.1; 145.1-3) ao reconhecer e louvar aque­las grandes qualidades inerentes à Pessoa Divina, expressando seu agradecimento e a gratidão que sente em relação a Ele e ao Seu nome.

3. Homens abençoando outros em orações particulares, tais como um pai abençoando seus filhos um pouco antes de uma morte es­perada, acompanhadas por uma profecia, como quando Isaque abençoou Jacó e Esaú (Gn 27.26-40), quando Jacó abençoou seus filhos (Gn 49.1-7), quando Moisés abençoou os filhos de Israel (Dt 33.1-29) e quando Simeão abençoou a santa família (Lc 2.34).

4. Sacerdotes do AT abençoando o povo do Senhor (Lv 9.22,23; Nm 6.24-26; 1 Sm 2.20) e líderes cristãos fazendo o mesmo no NT (Cl 1.9-14; Hb 13.20,21) em orações e ações de graças.

5. A bênção do alimento antes de ser ingerido, como, por exemplo, a bênção do cálice nas festas judaicas, como foi feito por Cristo quando Ele instituiu a nova aliança em seu sangue (Mt 26.26-28). A igreja deu continuidade a essa tradição na Ceia do Senhor, como está indicado em 1 Coríntios 10.16: "Porventura, o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo?" Muitas vezes, a descrição de um estado de bem-aventurança, ou de felicidade, é introduzido através de palavras hebraicas distintivas: ashere (Sl 1.1; 2.12; 32.1,2 etc.) e gregasmakarios (Mt 5.3-11; 11.6 etc.) ambas denotando quem é verdadeiramente feliz perante o Senhor.

Fonte: Allan R. Killen - Dicionário Bíblico Wycliffe

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