domingo, 9 de setembro de 2012



Oração: bate-papo amistoso com Deus


Neste estudo discutiremos ensinamentos encontrados no exemplo que Jesus nos deu quanto a oração; discutiremos a diferença entre “oração de fé” e “seja feita sua vontade”; justiça; humildade; e postura. A esperança é que o Espírito Santo use este estudo para reascender nossa paixão e disciplina para orar.
Mat. 6:7-8 (Phi) “E, quando vocês orarem, não fiquem enrolando com orações longas como fazem os pagãos, que pensam que serão ouvidos porque usam muitas palavras. Não sejam como eles. Pois o Pai de vocês sabe quais são suas necessidades antes de vocês pedirem”.
A.W.Tozer: “Quando começamos a falar excessivamente em oração, podemos estar quase certos que estamos falando conosco mesmo”.
1 Reis 18:25-40 (Leia esta passagem de Elias e os profetas de Baal, e perceba como Elias orou simples, mas zelosamente nos versículos 36-37, em contraste com o “circo” armado pelos seguidores de Baal. Eles estavam contando com suas ações, mas Elias estava contando com as ações de Deus).
O EXEMPLO DE ORAÇÃO DADO PELO SENHOR
Vejamos o esboço dado por Jesus em termos de oração (palavras em letras maiúsculas). Ao invés de analisarmos rapidamente esta questão, meditaremos em cada elemento, a fim de que possamos orar com entendimento (I Cor. 14:15). Como diz Larry Lea, o importante é orar a oração do Senhor “beeem devagaaaar”. Gaste de cinco a dez minutos em cada frase, deixando com que as palavras penetrem bem fundo. Permita que o Espírito Santo revele outras Escrituras pertinentes, bem como revele o significado e a aplicação da Palavra na sua vida diária.
Mat. 6:9-13 (NVI) “VOCÊS DEVEM ORAR ASSIM: `PAI NOSSO, QUE ESTÁS NOS CÉUS!’, (Phi) PAI CELESTE
Gal. 4:6 (NVI) E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.
1 Pedro 1:23 (NVI) Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.
1 João 2:29-3:3 (Phi) Todos vocês sabem que Deus é realmente bom. Estejam certos, então, que o homem que vive justamente é um verdadeiro filho de Deus. Considerem o incrível amor que o Pai nos mostrou quando permitiu que fôssemos chamados “filhos de Deus” – e não é que somos somente chamados assim, pois é isto que realmente SOMOS. É por isso que o mundo não nos reconhece, pois não reconheceu a Cristo. Aqui, e agora, meus queridos amigos, nós SOMOS filhos de Deus. Não sabemos o que nos tornaremos no futuro. O que sabemos é que quando ele aparecer, seremos como ele, pois o veremos como ele é! Todo aquele que tem em seu coração tal esperança, mantenha-se puro, como Cristo é puro.
1 Pedro 1:17 (NVI) Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês.Efe. 3:14 (RA) Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai…
(RA) SANTIFICADO SEJA O TEU NOME. (Phi) QUE O TEU NOME SEJA HONRADO;
Muitos acreditam no benefício de se meditar sobre a natureza de Deus, de acordo com os adjetivos associados com Seu nome em hebraico.
Prov. 18:19 (RA) Torre forte é o nome do SENHOR, à qual o justo se acolhe e está seguro.
(NVI) VENHA O TEU REINO. SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. Lucas 17:20-21 (NVI) “…o Reino de Deus está entre vocês”.
Mateus 26:39-42 (NVI) “…contudo não seja como eu quero, mas como tu queres” …faça-se a tua vontade”.
C.S.Lewis: “Que tua vontade seja feita por mim, agora!”
João 4:34 (NVI) Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.
Efésios 5:10-17 (NVI) …aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor… procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
Mat. 16:19 (Phi) “…tudo o que proibires na terra será proibido no céu e tudo o que permitires na terra será permitido no CÉU!”
(NVI) DÁ-NOS HOJE O NOSSO PÃO DE CADA DIA (Phi) DÁ-NOS A CADA DIA O PÃO QUE PRECISAMOS PARA O DIA,
Prov. 30:8 (RA) Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me o pão que me for necessário.
Êxodo 16:14-16 (RA) E quando se evaporou o orvalho que caíra, na superfície do deserto restava uma coisa fina e semelhante a escamas, fina como a geada sobre a terra. Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento. Eis o que o Senhor vos ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, um ome por cabeça, segundo o número de vossas pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda.
João 6:32-35 (BLH) Jesus disse: – De fato não foi o pão do céu que Moisés deu a vocês, pois o verdadeiro pão do céu é o meu Pai quem dá. Porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. – Senhor, dê sempre desse pão para nós!, pediram eles. Jesus respondeu – Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.
Fil. 4:6-7 (Phi) Não se preocupem com absolutamente nada; quando quer que vocês orem, peçam a Deus cada detalhe do que vocês precisam, orando com agradecimento, e a paz de Deus que sobrexcede o entendimento humano, guardará constantemente seus orações e mentes, à medida que vocês descansarem em Cristo Jesus.
(NVI) PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES.
Lucas 11:4 (RA) Perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todos o que nos devem. E não nos deixes cair em tentação.
Lucas 11:4 (Phi) E perdoa as nossas falhas, como perdoamos todas aqueles que falharam conosco.
Mateus 6:14-15 (NVI) “Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”.
Lucas 6:27-28 (Phi) “Mas eu digo a todos os que me ouvirem: amem seus inimigos, façam bem para aqueles que odeiam vocês, abençoe aqueles que amaldiçoam vocês, e orem por aqueles que tratam vocês com desrespeito.”
(NVI) E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL.
Lucas 22:40 (NVI) “…Orem para que vocês não caiam em tentação”.
Efésios 6:11-17 (RA) Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
(NVI) PORQUE TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE.
1 Crôn. 29:11 (RA) “Tua, Senhor, é a grandeza, o poder, a honra, a vitoria e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céu e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos”.
1 Coríntios 4:20 (NVI) Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder.
Efésios 6:10 (NVI) Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
Salmo 145:10-13 (RA) Todas as tuas obras te renderão graças, Senhor; e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino, e confessarão o teu poder, para que aos filhos dos homens se façam notórios os teus poderosos feitos, e a glória da majestade do teu reino. O teu reino é o de todos os séculos, o teu domínio subsiste por todas as gerações.
Isa. 42:8 (RA) Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra à imagens de escultura.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A “ORAÇÃO DE FÉ” E “SEJA FEITA A TUA VONTADE”?
Marcos 11:24-25 (NVI) “Portanto, eu lhes digo: tudo que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá. E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”.
João 14:12-14 (RA) “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim, fará também as obras que eu faço, e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário