“Por isso é que foi dito: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”. (Efésios 5:14).
O apostolo Paulo exorta veementemente a igreja cristã a viver urgentemente um verdadeiro despertamento, tal repreensão nos leva a entender que existe uma espécie de “sonolência espiritual” que tende a se apoderar do povo de Deus. Vejamos alguns exemplos de tais sonolências registrados na bíblia:
O sono da imprudência: A sonolência de Sansão. (Jz 16.19). “Tal sono lhe custou a moral, honra, força e por fim a própria vida”.
O sono da indiferença: A sonolência de Jonas. (Jn 1.5). “Tal sono lhe custou tensas tempestades e terríveis prejuízo aos que estavam em sua companhia”.
O sono da displicência: A sonolência dos apóstolos. (Lc 22.43 – 46). “Tal sono lhe custaram o privilegio de contemplarem uma visão celestial e angelical”.
O sono da distração: A sonolências de Êutico. (At 20.09). “Tal sono lhe custou uma horrível queda e consequentemente sua própria vida”.
Tais sonolências resultam diretamente da indolência humana que tende a negligenciar a importância e seriedade do reino de Deus. Por esse mesmo motivo, o apostolo Paulo enfaticamente nos convoca para vivermos um autentico despertamento espiritual.
Como podemos e devemos nos despertar?
I. ANDANDO PRUDENTEMENTE:
“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios”. (Ef 5:15).
Andando em espírito:“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”.( Gl 5:16).
Andando na luz: “Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”. (Ef 5:8).
II. REMINDO O TEMPO:
“Remindo o tempo; porquanto os dias são maus”. (Ef 5:16).
Conhecendo o tempo: “E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé”. (Rm 13:11).
Discernindo o tempo: “Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?” (Mt 16:3a).
III. COMPREENDENDO A VONTADE DO SENHOR:
“Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”. (Ef 5:17).
Fazendo a vontade do Senhor: “para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus”. (I Pe 4:2).
Experimentando a vontade de Deus: “… para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. (Rm 12:2).
IV. ENCHENDO-SE DO ESPÍRITO SANTO:
“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”. (Ef 5:18).
Louvando de coração ao Senhor: “Falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor”. (Ef 5:19).
Dando graça por tudo ao Senhor: “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Efésios 5:20).
“Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (I Ts 5.18).
CONCLUSÃO:
Existem diversas advertências bíblicas contra a sonolência espiritual, somos constantemente exortados a vivermos em plena sobriedade: “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios”. (I Ts 5.6). Infelizmente, alguns se encontram espiritualmente dormindo na indolência da insensibilidade, insensatez e inatividade.
O inimigo (ladrão) age justamente quando estamos dormindo ou cochilando, é exatamente onde ocorrem os maiores assaltos aos lares e terríveis acidentes no transito.
Desperta igreja para não ser extorquida e usurpada pelo inimigo, desperta igreja para não sofrer trágicas e desastrosas colisões na estrada da vida.
É tempo de nos despertarmos para que o Senhor quando vier não nos encontre adormecidos.“Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo”. (Mc 13:36). Quando estamos de viagem marcada não podemos dormir no ponto. Desperta igreja, levanta-te e Cristo te resplandecerá.
Autoria: Sidney Osvaldo Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário