segunda-feira, 13 de maio de 2013

Poder com propósito



Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8

Deixar que o Espírito fale por nosso intermédio é o que deve acontecer com freqüência. Essa é a vida cristã normal. Você e eu somos chamados para ser seus embaixado­res — ele raramente utiliza qualquer outra opção. Ele não vai falar do céu ou em nosso local de trabalho ou nos corredores da escola. Não vai enviar um e-mail ao seu amigo desviado. Deus precisa da boca de seu povo para que seja preenchida com o Espírito dele.

Jesus disse a seus discípulos em Lucas 12:1 1,12 que o Es­pírito Santo lhes daria as palavras a ser ditas na hora da ne­cessidade. Ele repete a mesma promessa mais tarde:

Lançarão mão de vós... levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome; e isto vos acontecerá para que deis testemunho. Assentai, pois, em vossos cora­ções de não vos preocupardes com o que haveis de respon­der; porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. (Lc 21:12-15)

Se quiser observar esta promessa em ação, não há leitura melhor do que o Livro de Atos. Ali, você verá Pedro, João, Estêvão e Paulo testemunhar de Cristo sem medo e com con­vicção — e verá que o Espírito Santo produz a colheita.

Em Atos 1:8, Jesus ofereceu a mais simples definição do propósito do Espírito: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas".

Pense no enchimento do Espírito Santo como energia elé­trica: você tem energia elétrica em sua casa para diversos propósitos. Você a utiliza quando necessário. Se usar um pou­co, ainda haverá mais disponível. O poder espiritual é seme­lhante. Quando estiver preparado para alargar seu território, o Espírito de Deus vai aumentar o poder fluindo dentro de você. Você vai saber que está trabalhando no reino de um poder maior do que você mesmo. Embora você seja transfor­mado por esse tipo de experiência, terá de ficar conectado à fonte do poder para continuar obtendo resultados.

O Novo Testamento utiliza a imagem de "enchimento", como se o Espírito fosse um fluido, e você tivesse de retornar com freqüência para reabastecimento. Quando Paulo insiste: "enchei-vos do Espírito" (Ef 5:18), quer dizer de fato continuem se enchendo do Espírito. Esse tipo de enchimento é diferente da permanência do Espírito de Deus em você no momento de sua salvação. Mas ele o enche mais para tarefas específicas do ministério... se você pedir.

Atos registra três incidentes diferentes quando Pedro fi­cou cheio do Espírito Santo. Peça a Deus para enchê-lo pode­rosamente do Espírito Santo a cada dia. Você não está pedindo para ter uma sensação ou para entrar em alguma área especial. Está pedindo o poder de Deus. Você não está pedindo um comportamento ultrajante; o Espírito Santo faz tudo de ma­neira pacífica e ordeira (1Co 14:33).

Você não está pedindo para perder o controle; o Espírito não quer esvaziar seus pen­samentos nem anular sua personalidade. Você está pedindo a Deus que opere por meio de você e o faça poderosamente.

já faz algum tempo que você colocou a boca à disposição de Deus? Aqui está uma promessa a ser feita para você hoje:

"Eu sou o Senhor, teu Deus... Abre bem a tua boca, e ta en­cherei" (Sl 81:10).

Extraído de A Oração de Jabez – Devocional Bruce Wilkinson e David Kopp

Nenhum comentário:

Postar um comentário