domingo, 12 de maio de 2013

O que são a GRAÇA e a PAZ que vêm de Cristo?


 “...A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo...” (Filipenses 1.2)

GRAÇA - um amor não merecido; um amor de graça; apesar de todos os nossos pecados, de nossas ofensas à santidade de Deus, Deus DECIDE nos amar; um favor imerecido.

PAZ - um estado de espírito tranqüilo (shalômico), sem medo, sem preocupação, sem dúvidas; não significa, necessariamente, a ausência de problemas, mas a certeza em meio a eles de que tudo terminará a seu favor, para o seu bem.

GRAÇA e PAZ que vêm de Cristo: isso lembra a eles de seu relacionamento com Deus.

Como Paulo diz no verso anterior, todos eles são santos que estão em Cristo Jesus; ou seja, Paulo descreve a união que agora há entre aqueles que se arrependeram de seus pecados e estão seguindo a Jesus; eles são um: os pecadores santificados e Cristo Jesus, ELES ESTÃO EM CRISTO (a idéia de um enxerto, de algo literalmente ligado à outra coisa)!

E é por isso que sua paz vem de Deus e de Cristo: não depende das circunstâncias da vida. Tudo o que vivem hoje recebem diretamente de Cristo! Quando Paulo diz que desejava que os filipenses recebessem a graça de Deus nosso Pai, é porque ele sabia que não há nada maior do que isso que alguém possa querer.

Sem a graça nós não podemos ser salvos, perdoados, santificados, unidos à Cristo. É só pela graça, por esse amor que nós não merecemos que podemos ser salvos. Imaginem vocês, nós sem a graça de Deus:Nós somos pessoas que só têm pecado desde o dia em que nascemos; Não conseguimos viver sem pecar. E a Bíblia diz que Deus é santo! Como poderemos entrar no céu, quando morrermos, se a Bíblia diz que pecadores não podem estar na presença santa de Deus?

Bem, não haveria a menor chance para nós caso Deus não tivesse enviado seu Filho Jesus para morrer em nosso lugar, pagando pelos nossos pecados, alguém justo por todos os injustos, alguém sem nenhum pecado, por aqueles que não fazem outra coisa se não pecar. FOI ESSE O MEIO DE DEUS. E ELE NÃO FEZ ISSO POR QUE VOCÊ E EU MERECEMOS...

Ele fez isso por causa de um amor que Ele tem dentro dEle por cada um de nós, que nós nunca entenderemos... Ele sofreu tudo o que sofreu por amor... amor que nós não merecemos: A ISSO A BÍBLIA CHAMA DE GRAÇA!

Só que essa graça só pode ser EFICAZ em sua vida, ou seja, você só poderá sentir e desfrutar desse amor maravilhoso de Deus, se você se arrepender de seus pecados, se todo dia você olhar para o pecado e decidir lutar contra ele. Além de se arrepender de seus pecados e de lutar diariamente contra ele, você deve por TODA A SUA FÉ, A SUA CONFIANÇA em Cristo Jesus. Você deve pedir perdão a Ele por tudo o que fez até aqui, e sempre que pecar novamente, não deixar passar um dia sem confessar seus pecados a Deus.

Além disso, Deus espera que o sigamos fielmente até o ultimo dia de nossas vidas, que busquemos conhecer quem Ele é e o que fez por nós: podemos conhecer tudo isso lendo a Bíblia, ou ouvindo (no caso de um analfabeto), estando sempre presente onde a Palavra de Deus é ensinada e pregada com fidelidade e amor, JAMAIS DEIXANDO DE ORAR.

Fazendo tudo isso, SABEREMOS O QUE É SENTIR A PAZ QUE VEM DE CRISTO! UMA PAZ QUE ENCHERÁ  NOSSO CORAÇÃO!

Essa paz não dará solução a todos os problemas! Não! Mas ela lhe dará a certeza de que Deus está no controle cuidando de tudo o que pedimos e, que tudo terminará bem, no final.

Essa PAZ que vem de Deus não dependerá da nossa situação financeira, da saúde, de nada mais... só dependerá da nossa comunhão com Deus. Quanto mais perto dele estivermos, mais dessa paz sentiremos!

Meus irmãos, é disso que nós mais precisamos pra viver: da GRAÇA de Deus (para perdoar nossos pecados e nos por em comunhão com Ele) e da PAZ de Cristo! GRAÇA E PAZ!

É por isso que Paulo faz questão de, no início de sua cartinha àquela igreja, mostrar que o que ele mais queria era que aqueles homens e mulheres que viviam em meio a tantos problemas e ansiedade (como veremos daqui a alguns dias) estivessem vivendo debaixo da GRAÇA e da PAZ de Deus.

Sem dúvida é isso que Deus deseja para cada um de nós, hoje, também! Jesus diz em Mt 11. 28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”

Fonte: Wilson Porte Jr.- Vinacc

Nenhum comentário:

Postar um comentário