sexta-feira, 24 de maio de 2013

O que é sabedoria?

Por André R. Fonseca

É muito comum confundirmos sabedoria com inteligência ou até mesmo com formação acadêmica. Uma pessoa muito estudiosa não é necessariamente sábia. Alguém pode tomar decisões erradas na vida ainda que seja muito inteligente. A sabedoria é própria dos anciãos, aqueles velhinhos que sabem viver bem a vida mesmo sem terem frequentado a escola, geralmente dizemos que foram educados pela escola da vida. Pensamos assim porque essa definição de sabedoria como o saber viver bem a vida é nossa herança da filosofia grega.

Quando olhamos para o emprego da palavra sabedoria no Novo Testamento, podemos notar claramente essa concepção grega de sabedoria como o saber viver em muitos versículos. Vejamos alguns deles: 

1. Cl 4:5 - "Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade." (ARA) - "Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não creem e aproveitem bem o tempo que passarem com eles." (NTLH) 

2. Tg 3:13 - "Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria." (ARA) - "Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria." (NTLH) - Nos dois versículos subsequentes, Tiago afirma que amargo ciúme e sentimento faccioso é fruto de uma sabedoria terrena, animal e diabólica. O que ele chama de sabedoria nada tem que ver com inteligência, mas com o saber viver, com o comportamento das pessoas. 

3. Rm 16:19 - "Pois a vossa obediência é conhecida de todos. Comprazo-me, portanto, em vós; e quero que sejais sábios para o bem, mas simples para o mal." 

4. Ef 5:15 - "Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios."

Precisamos também notar que a palavra sabedoria ganha um novo significado quando lemos o Antigo Testamento, porque a concepção de sabedoria para os Hebreus é bem diferente! Para eles, os judeus do Antigo Testamento, sabedoria significava saber fazer algum coisa. 

Quando Salomão pede a Deus sabedoria, ele quer de Deus o saber governar para ser um bom rei[1]. Quem aumenta a sabedoria aumenta o enfado[2], porque se sabedoria significa saber fazer alguma coisa, trabalharemos mais como consequência de saber fazer mais coisas. 

Agora que sabemos o que significa sabedoria no contexto bíblico, podemos confiantes pedir a Deus a sabedoria vinda do alto, e Ele não nos dá essa sabedoria por medida![3] Mas se carecemos de desenvolvimento intelectual ou alguma formação acadêmica, precisaremos pagar o preço dos estudos – investimento de tempo e dinheiro. Não tem outro jeito!

__________________________
Notas:
[1] 2 Crônicas 1:10 
[2] Eclesiastes 1:18 
[3] Tiago 1:5; 3:13-17 

Nenhum comentário:

Postar um comentário