sábado, 21 de dezembro de 2013

A LEI DE DEUS OU CHAOS

Escrito por
WILLIAM O. EINWECHTER

Onde não há visão, o povo perece, mas o que guarda a lei, esse é feliz (Provérbios 29:18).

Neste texto, a estabilidade, a ordem ea prosperidade das nações são especificamente ligada à obediência à revelação divina. Ele coloca diante de nós as alternativas da Palavra de Deus e paz, ou palavra e da anarquia do homem - a lei de Deus ou o caos.

INTERPRETAÇÃO DE PROVÉRBIOS 29:18

Provérbios 29:18 está na forma de poesia hebraica. A poesia hebraica não é baseada em rima ou metro, mas sobre o paralelismo de pensamento. O paralelismo de Provérbios 29:18 é a antítese, o que significa que a idéia ou declaração da primeira linha é acompanhada pelo seu oposto na segunda linha. Paralelismo antitético é a forma mais comum usada em Provérbios, pois é especialmente adaptado para a finalidade do livro, que é contrastar o caminho dos sábios com a maneira de tolos. Interpretação adequada de Provérbios 29:18 começa com o reconhecimento de sua estrutura antitética.

O provérbio abre ao declarar: "Onde não há visão, o povo perece. . . . "A palavra hebraica traduzida como" visão "refere-se a visão profética, ou seja, a comunicação da revelação divina aos profetas por meio de uma visão, oracle, ou profecia (Is 29:7;. Mic 03:06;. Dan 8 :... 1; 1 Sm 03:01, 1 Crônicas 17:15; Isa 1:1; Obad 1; Nah 1:1)... Assim, "visão" refere-se à Palavra de Deus revelada a Seus profetas. "Visão" é paralelo na segunda parte do provérbio com "lei" (Torah). Ambos os termos se referem a Palavra revelada de Deus, e funcionam como sinônimos neste texto. O contraste que está configurado no provérbio é entre a presença ea ausência da educação na justiça que Deus dá aos homens em Sua palavra-lei. Onde não há visão (sem palavra reveladora de Deus) o povo se corrompe, mas, quando a lei de Deus é conhecido e obedecido o povo é abençoado.

A palavra "perecer" ( Pará ) indica as consequências que recaem sobre aqueles que são desprovidos da Palavra de Deus. O termo hebraico significa, literalmente, a deixar ir ou deixar solto. Ele é usado em Êxodo 32:25 (onde é traduzida como "naked" na KJV [1] ), para expressar a conduta vergonhosa do povo de Israel em sua adoração do bezerro de ouro. Naquele tempo eles se corrompe e "solta" em um festival religioso padronizada após práticas pagãs. Pará também é empregado em 2 Crônicas 28:19 (mais uma vez traduzida como "naked") para indicar como o rei Acaz tinha causado as pessoas a transgredir contra o Senhor, que institui a adoração de Baal. O culto a Baal foi caracterizado pelas práticas mais desprezíveis e imorais imagináveis. A adoração de Baal fez com que as pessoas se soltar e dar asas aos seus desejos sensuais. Gesenius afirma que parah se refere ao comportamento sem lei, desenfreada em Provérbios 29:18. [2] O contexto apóia este significado, e nós concordamos totalmente. Quando não há visão de Deus, as pessoas tornam-se desenfreada e sem lei, eles soltar e baniu toda a moderação. A palavra "povo" neste texto é singular, e refere-se a uma unidade de pessoas, ou seja, uma cidade, ou uma nação.

Portanto, a primeira parte de Provérbios 29:18 ensina que quando uma nação é, sem a palavra-lei de Deus, as pessoas tornam-se desenfreada e dar liberdade de expressão aos seus desejos pecaminosos. Eles se tornam transgressores e correr para a anarquia ea destruição. Lei-palavra de Deus tem o poder para restringir o homem para que ele não dá rédea solta às concupiscências de sua carne. A lei de Deus refreia o homem, ensinando-lhe o seu dever e pela ameaça de punição (ambos pela autoridade ordenada por Deus e pelo próprio Deus). Quando não há nenhuma "visão" para orientar e coibir o povo, a cultura em que vivem é caracterizada pela expressão das paixões pecaminosas desenfreadas dos homens, é uma cultura distingue-se pela violência, a promiscuidade sexual e perversão, o abandono de responsabilidade, embriaguez, luta interior, a perda da liberdade, anarquia, etc Uma sociedade que é desprovida de o conselho da Palavra de Deus é uma sociedade sem lei. Isso não quer dizer que ele não tem leis, que pode ter muitas leis, mas suas leis promovem a injustiça, e promover a injustiça é promover a ilegalidade. "Se não houver uma revelação de Deus, as pessoas podem esperar anarquia espiritual e político". [3]

O contraste de um povo desenfreadas sem "visão" é o homem feliz, que tanto tem e mantém a lei de Deus. A antítese de uma visão de menos pessoas que se corrompe é: "o que guarda a lei, esse é feliz." O verbo "guarda" expressa não apenas obediência à lei de Deus, mas também o amor eo respeito pela lei de Deus que faz com que um para aprendê-la e preservá-la. A ação de manter "a lei", obviamente, pressupõe a presença da lei de Deus. A importação de "guarda" ajuda-nos a compreender melhor o significado de "onde não há visão." A falta de uma "visão" de Deus é devido principalmente a uma hostilidade para com Deus, e uma rejeição deliberada de Sua palavra-lei. Nas Escrituras, a ausência da Palavra de Deus é muitas vezes devido ao julgamento de Deus para a apostasia e uma recusa de ouvir a Palavra de Deus (Is. 29:10-11; Amós 8:11-12). Não há revelação de Deus, porque as pessoas preferem ouvir os falsos profetas (cf. Jer. 05:31). Em outras palavras, as pessoas sem uma visão não são vítimas, mas rebeldes. Em contraste, as pessoas [4] que guardam a lei de Deus fazê-lo pela misericórdia e graça de Deus.

A palavra "feliz" expressa o inverso de "perecer." Isto deve ser mantido em mente ao interpretar seu uso aqui. O termo hebraico que é traduzido como "feliz" é a mesma palavra que é processado em outros lugares como "bem-aventurada" (Sl 1:1; 2:12; 32:1). As pessoas que mantêm a lei de Deus é abençoado. Mas o que significa ser abençoado? O substantivo "abençoado" é baseada em um verbo hebraico que significa ser em linha reta, para ir direto, ou para seguir em frente, para avançar. Para ser abençoado, no sentido bíblico, significa a prosperar e ser bem sucedido porque um está andando um caminho reto da obediência à lei de Deus (cf. Sl. 1). Deus prospera aqueles que andam no caminho de Seus mandamentos. Aqueles que obedecem a Palavra de Deus são bem sucedidos na vida de acordo com o propósito de Deus e desfrutar a vida de liberdade, paz e prosperidade que vem de viver em harmonia com o desígnio do Criador. A antítese entre "perecer" e "feliz" é impressionante. Para "perecer" é "solta", e viver uma vida de ilegalidade que dá rédea solta às paixões pecaminosas. Para ser "feliz" é andar um caminho reto de obediência à lei de Deus.

O contraste apresentado em Provérbios 29:18 é enfático . A primeira linha apresenta um povo rebelde, sem cuidado ou preocupação com a Palavra de Deus, que baniu toda a contenção e avançar para o caos ea destruição. A segunda linha apresenta um povo obediente que amam e guardam a lei de Deus, que se regem pelo ensinamento das Escrituras, e que prosperam em todas as coisas.

APLICAÇÃO DE PROVÉRBIOS 29:18

Provérbios é um livro de literatura de sabedoria internacional que exorta as nações a andar no temor de Deus. Aplica-se o padrão de justiça da lei de Moisés, a todas as nações da terra. [5] Assim, Provérbios 29:18 fala hoje, com poder e relevância para todas as nações. Eles são ensinados por ele que há dois tipos de povos, dois tipos de culturas, dois tipos de sociedades. Não é o povo onde não há visão, e não é o povo, onde a lei de Deus é conhecido e obedecido. Existe a cultura da morte, onde as pessoas têm se corrompe, e são governados por suas paixões, e não há a cultura da vida, onde as pessoas são regidas pela Palavra de Deus. Não é a sociedade que se caracteriza pela anarquia e caos, e não é a sociedade que se caracteriza por lei e da ordem divina.

O medo é que hoje as nações da terra são melhor representadas pelo povo "onde não há visão", incluindo as nações do Ocidente cristão uma vez. Como a Palavra de Deus está cada vez mais excluídos de todas as esferas da vida, as pessoas são, cada vez mais, soltar todos os freios, eo Ocidente encontra-se mergulhar no caos e destruição.

Os Estados Unidos anteriormente era conhecido como uma nação que se rege de acordo com a Palavra de Deus. Devido a isso não havia liberdade sem precedentes, prosperidade e justiça na América, mas isso não é mais o caso. Somos um povo que rejeitaram amplamente a Palavra do Senhor, e, portanto, há pouca ou nenhuma "visão" na família, igreja ou estado. Somos governados por nossas paixões, estamos marcado pela violência, perversão sexual, e caos social. Promovemos ilegalidade por nossas leis. Desde que lançaram de si as restrições da lei de Deus, nós legalizar o assassinato de nossas crianças não nascidas, e chamá-lo de escolha, nós toleramos perversão homossexual, e chamá-lo de um estilo de vida alternativo, nós glorificar a violência, e chamá-lo de entretenimento. . Nós estamos perdendo rapidamente a nossa liberdade, e ficar à beira da anarquia ou tirania [6] A verdade de Provérbios 29:18 é inevitável: onde não há visão, o povo "solta" e dar asas às paixões desenfreadas. Ele é a lei de Deus, ou o caos moral e social . Não há outras opções.

Também é importante que fazemos uma pausa para considerar o fracasso da igreja à luz de Provérbios 29:18. É verdade que um povo que não tem "visão" estão nessa condição por seu próprio desejo. No entanto, é por meio da pregação da Palavra de Deus, que um povo insensato e rebeldes são levados ao arrependimento, eo amor para com Deus e Sua Palavra. A igreja no Ocidente não foi capaz de pregar a Palavra. De fato, em muitos casos, a própria igreja tornou-se um lugar "onde não há visão." Muitas igrejas têm se tornado apóstata, e negam as doutrinas fundamentais da fé. Outras igrejas têm mantido uma confissão de que está em conformidade com a ortodoxia, mas a pregação é pietista e antinomiano - negam a autoridade da lei bíblica, e, assim, promover a autonomia humana e não teonomia (isto é, a lei de Deus) na ética.

Provérbios 29:18 não só explica a razão da nossa queda na ilegalidade, também aponta para a solução para nossas crises: o arrependimento para com Deus, a fé em Jesus Cristo, e um retorno completo à lei de Deus revelada nas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos. Uma nação é abençoado quando as pessoas amam o Senhor e andar em obediência à Sua Palavra. "Bem-estar de uma nação depende da obediência a revelação divina". [7]

A escolha é nossa: a lei de Deus ou o caos.

1. ^ Os tradutores KJV dar "é feita nu" como uma tradução alternativa para "morrer" em Provérbios 29:18. A razão por que eles escolheram "nu" como uma tradução do Pará é incerto. Parah significa a perder, e podem incluir o significado de "naked" da idéia de afrouxamento e abandonando as vestes de um. Talvez os tradutores KJV usou a palavra "naked" para significar um comportamento vergonhoso.

2. ^ Gesenius 'Hebrew Lexicon e Caldeu de Escrituras do Antigo Testamento , trans. Samuel P. Tregelles (Grand Rapids, 1949), p. 690.

3. ^ Allen P. Ross, "Provérbios", em O Expositor Comentário Bíblico , ed. Frank E. Gaebelein (Grand Rapids, 1991), 5:1116.

4. ^ O pronome hebraico "ele" segue os coletivos substantivo "povo" na primeira parte do verso, e deve ser entendida no mesmo sentido coletivo. O contraste é entre as pessoas que rejeitam a lei de Deus, e as pessoas que guardam a lei de Deus.

5. ^ Veja William O. Einwechter ", Provérbios e Política", Calcedônia Relatório 376 (Novembro de 1996), pp 16-18.

6. ^ tirania ea anarquia são muitas vezes vistos como opostos, mas na realidade eles são semelhantes. Ambos são o resultado da rejeição da lei de Deus, ambos são baseados em violência e força. Quando há anarquia, somos governados por mil tiranos, quando há uma ditadura, somos governados por um único tirano.

7. ^ Ross, "Provérbios", 5:1116.

Este artigo foi originalmente publicado no Relatório de Calcedônia, em julho de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário