segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A origem do batismo da Congregação Cristã no Brasil


Fórmula Baptismal"

"Gostaria de fazer alguns esclarecimentos sobre a fórmula batismal adotada pela CC.


A CCB somente adotou oficial e uniformente a fórmula bastimal “EM NOME DO SENHOR JESUS TE BATIZO, EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO” no começo da década de 1950, (verifique os Artigos de Fé no hinario No 2 e 3), meus avós foram batizados na CCB usando somente a fórmula trinitária.


Essa fórmula combinada nasceu entre igrejas Holiness depois da Guerra Civil americana, ainda hoje é praticada por algumas igrejas holiness, pentecostais e Bible Fundamentals aqui nos EUA.

Charles Parham, Wm Seymour e outros pentecostais pioneiros usavam batizar EM NOME DE JESUS, EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, ou as duas combinadas. (Restoring the Faith: The Assemblies of God, Pentecostalism, and American Culture. by Edith L. Blumhofer)


Apartir de 1913 surgiu a polêmica do “JESUS ONLY” quando alguns criam que deveriam batizar usando o nome de Jesus somente, outros optaram pela fórmula trinitária exclusivamente, e muito poucos oficializaram a fórmula combinada, q alguns chamam de “Fórmula de Concórdia”.


Segundo um ancião daqui o mais antigo registro da fórmula combinada na CC data de 1917 na Argentina.


No estatuto (assinado pelo irmão Francescon em 1925) da CC de Chicago fala para batizar assim: “Upon your request, in the name of Jesus I baptize you in the name of the Father, of the Son, and of the Holy Ghost”. – ["A seu pedido, em nome de Jesus eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".]


Mas para ver a importância que davam quanto à fórmula: na visita que fizemos à igreja de Chicago ano passado, um irmao que estava junto comigo perguntou para o neto do irmão Francescon com quais palavras o avô dele o batizara, ele nao lembra exatamente.


As formulas batismais na CC não eram uniforme antes de 1950. Assisti um batismo na CCNA onde o mesmo ancião batizou a primeira pessoa “Em nome de Jesus” e a segunda com a fórmula trintária.


A CC crê que a salvação é pela fé e o batismo é um sinal do pacto entre o indivíduo e Deus, não depende do oficiante ou da denominação. A fórmula em si é adiáfora.”

....



Fonte: Ccb batismo

http://ccbsemcensuras.forumeiros.com/rea-de-debates-para-assuntos-da-ccb-f1/presbiteriana-confissao-de-fe-de-westminster-1643-x-convencao-ccb-1936-t155-15.htm [Fui conferir o link antes de postar e tal informação não é mais encontrada. Acesso em c. 2011].

Nota MCA: Como percebemos, a Congregação Cristã no Brasil não realiza o ato batismal em Nome de Jesus Cristo, mas na verdade é a fórmula em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo é que é realizada em Nome de Jesus Cristo, embora alguns, ou vários, membros da CCB, aparentemente não percebam que é isso que pronúncia gostaria de dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário