domingo, 15 de dezembro de 2013

Uma vez salvo, salvo para sempre?

Sim, a salvação é para sempre e irreversível. Uma vez salvo, salvo para sempre pois é uma obra divina, não humana. Quando você lê passagens que dizem que é preciso fazer isto e aquilo para entrar no reino dos céus o Senhor não está falando do céu propriamente dito. O reino dos céus é a esfera em que Cristo é reconhecido como Senhor e hoje o reino (que é dos céus) está na terra, mas não ainda manifesto (como um reino cujo rei está no exílio). Ele será plenamente manifesto na vinda de Cristo para reinar, mas até então o reino dos céus conterá uma mistura de salvos (o trigo) e perdidos (o joio que diz "Senhor, Senhor" da boca pra fora). Eles continuarão juntos no reino dos céus até a colheita, quando o joio sera queimado e o trigo recolhido no celeiro de Deus. 



Mateus 13:25-30 diz: "Mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro". 

Você argumenta que Hebreus 10 estaria dizendo que é possível sim perder a salvação, pois ali diz que "se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários" (Hb 10:26-27). Ali também diz que "Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele" (Hb 10:38). Mas observe que se você continuar lendo a passagem verá que o capítulo termina assim: "Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma" (Hb 10:39). Portanto o texto está falando de apóstatas (falsos crentes que apenas professavam), pois ali os verdadeiros são os encontrados na frase "nós não somos dos que retrocedem para a perdição"

Sobre sua outra citação, "Quem perseverar até o fim será salvo", a passagem toda está falando da grande tribulação e esse "salvo" aí é no sentido de não morrer. Se continuar lendo a mesma passagem de Mt 24 encontrará isto: "Mat 24:22 Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados" ou como diz a versão Almeida corrigida "nenhuma carne se salvaria". Aquelas pessoas (são judeus fiéis que se converterão naquele tempo) precisarão estar vivas para entrarem no reino de mil anos de Cristo. 

A vida de quem acredita que será salvo ou que permanecerá salvo por esforço próprio pode pender para dois lados: (1) Desespero e incerteza total porque a salvação se torna uma loteria: se você pecar e não der tempo de confessar seu pecado está perdido. (2) Hipocrisia em tentar manter uma aparência de "crente" como faziam os fariseus. O correto é reconhecer que não temos condições de nos salvarmos a nós mesmos e nem de nos mantermos salvos e tanto uma coisa como outra é por graça somente. É Deus quem nos salva e mantém salvos. Caso contrário você irá chegar no céu glorificando a Deus por metade da salvação. Para a outra metade a glória será sua. 

Não queira crer numa salvação que lhe dará alguma glória por ela (perseverar, por exemplo). Creia que tudo é de Deus e para Deus e que depois de salvo Deus o manterá assim porque a obra é 100% dEle. Eu realmente não entendo a razão de tanta gente querer ajudar Deus na salvação. Será que é por não se considerarem totalmente perdidas? Ou será que é por acharem que a obra de Cristo foi pela metade? 

Este link pode ajudar os que olham para a salvação como uma mera conversão exterior, como a do sujeito que levanta a mão na hora do apelo, compra uma Bíblia, vai a uma "igreja", dá ofertas etc. e depois fica igual ou pior ao que era antes. Assim como é possível encontrarmos lobos em pele de cordeiro, qualquer porca ou cão pode vestir essa fantasia por algum tempo para depois voltar à lama ou ao próprio vômito. Este link fala sobre o assunto: http://www.respondi.com.br/2013/12/o-que-significa-o-cao-e-porca.html 

O homem pode colocar uma lista de tarefas e condições para a salvação, mas o próprio Senhor assegurou que aqueles que lhe foram dados pelo Pai estão seguros eternamente na mão do Pai e na mão de Jesus. Que descanso, que certeza, que louvor podemos dedicar a Deus por tamanha salvação! 

Existem afirmações na Palavra de Deus das quais não podemos nos esquivar. Uma é que aquele que crê em Cristo e na sua obra não passará pelo juízo final: 

Joã 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou TEM A VIDA ETERNA, NÃO ENTRA EM JUÍZO, mas passou da morte para a vida. 

Outra é que aquele que crê recebe o selo do Espírito Santo, o qual vem habitar nele: 

Efs 1:13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, FOSTES SELADOS COM O SANTO ESPÍRITO DA PROMESSA

O Espírito é a garantia (o penhor) da salvação, portanto aquele que não tem o Espírito nunca creu verdadeiramente e nem foi salvo (lhe falta o penhor ou a garantia da herança): 

Efs 1:14 o qual é O PENHOR DA NOSSA HERANÇA, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. 

Rom_8:9 Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 

Sendo assim, os que acham que um verdadeiro crente possa perder sua salvação não conseguirão explicar o que será feito do Espírito Santo no caso de um crente se perder, já que quando Jesus prometeu dar o Espírito ele disse que era PARA SEMPRE. 

Joã_14:16-17 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, PARA QUE FIQUE CONVOSCO PARA SEMPRE; o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará EM VÓS. 

por Mario Persona