quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Adão onde você está?

Tradução de Zafira

Qual a diferença fundamental entre a natureza ou o caráter de Deus na Bíblia e no Alcorão?

“Na Bíblia Deus “se aproxima”, “desce” e procura por nós para entrar em um relacionamento íntimo conosco. A Bíblia inteira é a história de Deus buscando o homem.

Nos primeiros capítulos da Bíblia sobre a criação e a queda do homem, lemos que após o primeiro pecado/desobediência de Adão e Eva, eles são atormentados por sua consciência e tentam se esconder de Deus. Deus vem até eles no jardim e os chama, “Onde vocês estão?” (Gênesis 3:9)

O homem foge de Deus porque sabe que é culpado perante Deus. Entretanto, Deus vem e nos procura e quer restabelecer um relacionamento de amor mútuo. É Deus que faz tudo o que é necessário para tornar isso possível novamente. Essa é a história da Bíblia do primeiro ao último livro, onde finalmente lemos sobre o novo céu e a nova terra: “Agora a habitação de Deus está com homens, e ele viverá com eles. Eles serão o seu povo e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.” (Apocalipse 21:3)

Finalmente o desejo de Deus foi estabelecido. Leia todo o Apocalipse 21, é um capítulo maravilhoso.

De fato, Deus é um Deus que procura por nós, que desce para estar perto de nós. Ele revela seu caráter, seu coração e seu desejo de estabelecer um relacionamento de amor com sua criação. Você fará parte do seu povo que está mencionado em Apocalipse 21:3? Esse é o assunto da Bíblia, ela revela Deus a você de forma que você possa responder a ele e tornar-se parte do seu povo.

Em contraste, o Alcorão retrata Deus como aquele que está “distante”, que é apenas transcendente. Conforme um teólogo muçulmano disse, “Deus revela somente sua vontade, não ele mesmo. Ele permanece eternamente oculto”. Embora ele esteja próximo como a veia jugular conforme o Alcorão declara, mas esta é uma proximidade “técnica”, da mesma maneira que nós não estamos “cientes” de nossa veia jugular na maior parte do tempo e não temos um relacionamento pessoal com ela, isto somente revela que Deus está “em todos os lugares” (longe e perto) como o ar que está ao redor de nós, mas na Bíblia Deus não quer somente estar conosco com base em sua onipresença e onisciência porque sendo Deus, ele está “em todos os lugares” de qualquer maneira. Não, ele quer estar perto de nós como alguém a quem nós amamos.

O Islã fala sobre o homem que tenta agradar Deus obedecendo a sua vontade. A Bíblia revela Deus como tomando a iniciativa e descer procurar por nós. O movimento está na direção oposta.